facer.

facer.

A FACER Tem Como Diretriz Ações Voltadas Às ACE’s, Que Vão Desde Soluções Empresariais; Expansão Do Associativismo; Busca E Fortalecimento De Parcerias; Gestão Interna.

Entrar em contato

CMEC’inhas São Miguel - FACER e CMEC RO enaltecem projeto inédito que valoriza o protagonismo infanto-juvenil e a educação cooperativista em Rondônia

Projeto voltado à formação de jovens líderes agora lança a sua primeira cooperativa mirim

São Miguel do Guaporé está prestes a fazer história mais uma vez. O município vai sediar a primeira Cooperativa Mirim Sicoob de Rondônia implantada dentro de uma associação comercial, a ACISMIG – Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Guaporé. A iniciativa inédita é fruto do CMEC São Miguel em parceria com o Sicoob Credip.

A iniciativa trouxe bastante orgulho para a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia e para o CMEC Rondônia. 

Para Kelly Naahmara Rodrigues Jorge, que está à frente tanto da FACER como do CMEC RO, a nova conquista coloca São Miguel como uma verdadeira referência.

“Mais uma vez São Miguel do Guaporé faz história. Além de ter sido o primeiro município do Brasil a implantar o CMEC’inhas, agora será palco do primeiro Sicoob Mirim de Rondônia na sede de uma Associação Comercial. É preciso parabenizar o CMEC São Miguel e as CMEC’inhas, que atuaram com firmeza para concretizar mais essa iniciativa”, destacou Kelly Naahmara.

SICOOB MIRIM

Diferente de outros modelos já existentes em Rondônia, que surgem dentro do ambiente escolar, a Cooperativa Mirim Sicoob de São Miguel do Guaporé é a primeira a ser implantado no estado por meio de uma associação comercial, em parceria com o CMEC. A proposta é ensinar, na prática, valores como cooperação, democracia, cidadania e responsabilidade, preparando crianças e adolescentes para o futuro com sólida base em educação financeira e ética.

“Estamos vivendo um marco no fortalecimento do empreendedorismo infantil e juvenil em Rondônia! Pela primeira vez, uma associação comercial será sede de uma Cooperativa Mirim, unindo cooperativismo e educação empreendedora para meninas de 8 a 17 anos”, enalteceu Adélia Barreto, presidente do CMEC São Miguel.
Felipe Apolinário Gabriel, gerente do Sicoob Credip em São Miguel, aposta no sucesso da iniciativa. “Tenho certeza de que a primeira Cooperativa Mirim de São Miguel, junto ao CMEC e CMEC’inhas, será um sucesso. Será fundamental para despertar nessas crianças e adolescentes a prática de empreender de forma responsável, preparando uma base mais sólida para um futuro promissor”, ressaltou Felipe.

CMEC’inhas em ação!

O projeto CMEC’inhas é uma ação do CMEC/RO e CMEC São Miguel, com apoio da FACER e das associações comerciais, que busca despertar desde cedo o espírito empreendedor, cooperativista e cidadão em meninas e adolescentes. 

O CMEC’inhas possibilita a formação de pequenas líderes, desenvolvendo habilidades como liderança, trabalho em equipe, comunicação e responsabilidade, com foco na educação empreendedora e cooperativista.

A presidente do CMEC’inhas de São Miguel do Guaporé não esconde a sua felicidade com mais essa conquista. “Este será um tempo marcante, onde a educação financeira e o empreendedorismo farão parte do nosso dia a dia, na prática. Estaremos 100% dedicadas a mais esse projeto importante”, garante Izadora Barreto.

A previsão é que o lançamento oficial da Cooperativa Mirim aconteça no segundo semestre, após o retorno das férias escolares. Para Kelly Naahmara, o impacto das ações em São Miguel transcende o município e inspira outras regiões.

“O Sicoob Mirim é mais do que uma iniciativa pedagógica. É um espaço de cidadania, onde crianças e adolescentes aprendem desde cedo a importância de cooperar, liderar e cuidar do coletivo, com responsabilidade financeira e econômica. Essa ação também valoriza o surgimento de novas líderes femininas e comunitárias, como Adélia e Izadora, que conduzem projetos inovadores e inspiradores. Quero agradecer especialmente ao Sicoob Credip, ao CMEC São Miguel, à ACISMG e ao CMEC’inhas, que juntos tornaram essa conquista possível”, afirmou.

A iniciativa reforça como o empreendedorismo e o cooperativismo, quando incentivados desde cedo, podem transformar realidades e inspirar comunidades em todo o estado.

(Assessoria de Imprensa/FACER)

Compartilhe: