noticias

​Festival Rondônia Saboroso realiza oficinas de Cozinha Criativa em 10 cidades do estado

Municípios receberão o 1ª circuito gastronômico de Rondônia, com participação de estabelecimentos locais

  • 02 de junho de 2023 - 17:27

Chef Willian Aimar ministra oficina de Cozinha Criativa nos municípios que receberão Rondônia Saboroso

 

As ações que englobam o 1º circuito gastronômico de Rondônia já começaram: durante essa semana, os 10 municípios que receberão o festival estão promovendo oficinas especiais de capacitação sobre Cozinha Criativa, com o Chef e Consultor Gastronômico, Willian Aimar, de Santa Catarina.

O encontro, além de reunir os estabelecimentos participantes, serve como um estímulo para auxiliar os chefs locais a desenvolverem os menus que vão compor o circuito gastronômico, que acontece em três temporadas, entre 06 de julho e 20 de agosto de 2023. Os pratos devem ser desenvolvidos com produtos regionais que representam as tradições e cultura do estado.

O Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia – Facer, Marco Cesar Kobayashi, ressalta a importância deste momento na construção do circuito gastronômico: “Esse é só o ponto de partida para a realização de um evento inédito para o nosso estado. Os encontros são fundamentais para promover o associativismo entre os empresários, além de encorajar os cozinheiros a aperfeiçoarem suas técnicas criativas, pensando em novas formas de preparo e principalmente na utilização dos nossos maravilhosos ingredientes locais”, diz.

As ações acontecem individualmente nos 10 municípios que vão compor o Circuito Rondônia Saboroso: Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D’Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho e São Miguel do Guaporé. Nas oficinas, os participantes são apresentados a produtos regionais e recebem dicas de preparo para esses alimentos, depois realizam atividades práticas que terminam com o preparo de um prato completo.

O Chef e Consultor Gastronômico do Festival, Willian Aimar, revela detalhes sobre as oficinas realizadas: “Está sendo um processo maravilhoso. É muito satisfatório acompanhar a evolução dos participantes. Muitos chefs e cozinheiros chegam para a oficina receosos sobre os produtos e pratos que vão servir no festival, mas terminam o encontro animados, cheios de ideias para a elaboração dos pratos que vão compor o circuito gastronômico. Estou ansioso para experimentá-los”, admite.

 

Oficina de Cozinha Criativa estimulou chefs a utilizarem produtos que fazem parte da cultura de Rondônia

 

O Rondônia Saboroso é um festival gastronômico realizado pelas Associações Comerciais e Empresariais dos municípios, pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), Governo Estadual de Rondônia e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), sob o termo de Fomento Nº193/PGE-2022. O evento ainda conta com o apoio institucional  do Conselho Empresarial de Turismo (CONETUR), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e  Serviço Brailseiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( SEBRAE)​.​

Para o desenvolvimento do projeto, a FACER conta com a consultoria técnica da Cocriando Sabor e Saber que tem uma metodologia exclusiva para o desenvolvimento de eventos gastronômicos, aplicada em dezenas de festivais já realizados no estado de Santa Catarina – acompanhe no Instagram @festivaisgastronomicos.com.br.

A 1ª edição do Rondônia Saboroso acontecerá em 10 cidades, entre 06 de julho e 20 de agosto de 2023. O circuito será dividido em três temporadas:

–        Temporada 01: de 06 a 23 de julho em Cacoal, Cerejeiras e Pimenta Bueno.

–        Temporada 02: de 13 a 31 de julho em Ariquemes, Machadinho D’oeste e Porto Velho.

–        Temporada 03: de 03 a 20 de agosto em Jaru, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste e São Miguel do Guaporé.

Podem participar do festival restaurantes, cafeterias, petisqueiras, hamburguerias e bares. Os estabelecimentos participantes terão que elaborar menus especiais que resgatam a cultura e gastronomia de Rondônia.

 

As inscrições de estabelecimentos que desejam participar do festival ainda estão abertas, por meio das associações comerciais de cada município. Acesse a lista de contatos: https://bit.ly/3C50xJy

 

Comentários

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos