sem-categoria

Participação da população contra o crime

Projetos lançados em Ariquemes com apoio da ACIA e da comunidade podem ser estendidos aos 52 municípios de Rondônia

  • 06 de fevereiro de 2019 - 18:55

Idealizado para ter a participação de moradores de bairros e de empresários, a Polícia Militar lançou nesta quarta-feira, 06, em Ariquemes dois projetos para melhorar a segurança pública na cidade. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) com a presença de militares, empresários e representantes de entidades de classe.

 

VIZINHANÇA SEGURA

O primeiro projeto apresentado é denominado “Vizinhança Segura”, que está sendo realizado em fase experimental na Sétima Rua do Setor 6. Neste projeto, os moradores do bairro foram cadastrados e participaram de uma pesquisa. Esses moradores farão parte de um grupo de WhatsApp e poderão trocar informações entre si sobre questões relacionadas à segurança. “Acabamos descobrindo que muitos vizinhos não se conhecem ou se conhecem superficialmente. Queremos fortalecer os vínculos da vizinhança e que isso nos ajude no combate a criminalidade, através de denúncias e de informações sobre atos suspeitos”, enfatizou o comandante geral da PM em Rondônia, coronel Ronaldo Flores Correa.

 

CIDADE SEGURA

No projeto “Cidade Segura”, a PM contou com o apoio do Detran na doação de  motocicletas e da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) na aquisição de equipamentos individuais de proteção dos policiais, que passarão a fazer o patrulhamento na região central com motos, garantindo mais rapidez na resposta aos chamados. Uma estratégia de utilização de redes sociais também vai garantir troca de informações e a prevenção em atos suspeitos.

 

REPERCUSSÃO

Para o presidente da ACIA, Francisco Hidalgo Farina, estes projetos de segurança pública vão aproximar a comunidade e garantirão à prevenção ao cometimento de crimes. “É uma iniciativa bastante interessante, pois faz a prevenção de crimes através da informação. Desta forma, a Polícia vai atuar antes que o crime ocorra, empenhando todo seu esforço”, destaca o presidente da ACIA.

 

NOS 52 MUNICÍPIOS

O secretário adjunto da Secretaria Estadual de Defesa e Cidadania, Helio Gomes Ferreira, participou do lançamento dos projetos. Em reunião com Farina, que além de presidente da ACIA também é presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER). Farina e Hélio alinharam a ampliação do projeto piloto, executado em Ariquemes, para os 52 municípios de Rondônia. “Vamos avançando de forma gradual, medindo os resultados e aprimorando as experiências. Esses projetos são o novo modelo de segurança pública, participativo, com a atuação da comunidade”, finaliza.

   

(FONTE: ACIA – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ARIQUEMES)

Comentários

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos