home

O Brasil precisa conhecer o “churrasco de tambaqui”

Dez cidades de Rondônia promoveram simultaneamente o Festival Tambaqui da Amazônia neste domingo, 27

  • 28 de setembro de 2020 - 12:29

Assado na brasa e entregue no sistema drive-thru. Assim foi realizado o Festival Tambaqui da Amazônia, que em Rondônia, antes da pandemia da Covid-19, era uma exclusividade do município de Ariquemes, o maior polo produtor deste nativo da Amazônia. Ao invés de ser cancelado, por causa das restrições de aglomeração, o evento ganhou uma nova dimensão e foi realizado neste domingo, 27, em 10 cidades de Rondônia.

 

De norte ao sul de Rondônia, voluntários assaram cerca de 6 toneladas de Tambaqui, em 4,2 mil bandas, que é a metade de um peixe. Todo o dinheiro arrecadado com o Festival será destinado para instituições de caridade. “Com a ajuda do Festival do Tambaqui nós vamos poder comprar cestas básicas e vamos ajudar pessoas com problemas de visão. Essa parceria é muito importante para nós”, destaca.

 

CIDADES

O Festival Tambaqui da Amazônia foi realizado em:  Ariquemes, Monte Negro, Itapuã, distrito de Triunfo (Candeias do Jamari), Porto Velho, Ouro Preto D’Oeste, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena e Cacoal. Em cada uma dessas localidades foi constituída uma coordenação local, que está realizando a venda antecipada das bandas de tambaqui.

 

DIVULGAÇÃO

Quando foi criado em 2017 pela Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR),  o Festival  foi realizado em Ariquemes com o objetivo de divulgar para o país o sabor do Tambaqui, para abertura de novos mercados para a produção que já vinha crescendo ano após anos.

Em 2019, o Tambaqui da Amazônia foi realizado na Esplanada dos Ministérios em Brasília. E com data já marcada para ser realizado em 2020 na avenida Paulista em São Paulo, o evento preciso ser adiado para 2021 por causa da pandemia.

O presidente da ACRIPAR Francisco Hidalgo Farina destaca que o brasileiro precisa conhecer o sabor do Tambaqui. “O tambaqui é uma iguaria de fácil preparo e que agrada o paladar de crianças, jovens e adultos. E ações como o Festival acabam ganhando repercussão em todo o país, ajudando a abrir novos mercados consumidores”, destaca Farina.

Para o piscicultor e vice-presidente da ACRIPAR Edson Sápiras, o Festival Tambaqui da Amazônia mostra a fartura e os bons resultados da piscicultura em Rondônia, que anualmente produz cerca de 90 mil toneladas por ano. “O cultivo de Tambaqui é uma atividade que vem ganhando espaço nas fazendas de Rondônia e algumas propriedades já tem na piscicultura a sua principal atividade”, destaca Edson Sápiras.

 

PARCEIROS

O evento foi realizado pela Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) em parceria com o Governo do Estado, através da Seagri, Emater e Superintendência de Comunicação, juntamente com o Sebrae Rondônia. O evento também conta com a parceria para sua efetivação de: Lions Clube, Hospital do Amor, Hospital de Câncer São Daniel Comboni, Paróquia São José, Agro Fish Nova Aurora, Agroindústria Rodrigues, Rondofish, Peixe BR, Pescados do Vale, Zaltana, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, através da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP-MAPA)

 

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS

Lions Clube Ariquemes Canaã

Associação Mulheres de Lenço Rolim de Moura

Hospital do Câncer São Daniel Comboni de Cacoal

Paróquia São José de Monte Negro

Hospital do Amor da Amazônia

 

Comentários

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos