Piscicultores de Rondônia seguem uma rotina intensa de reuniões com outros produtores de peixes e com representantes governamentais e de instituições ligadas ao agronegócio. Esse movimento é liderado pela Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) e a reunião mais recente foi realizada em Ariquemes com produtores da região do Vale do Jamari, Ouro Preto e Urupá.
O presidente da ACRIPAR, Francisco Hidalgo Farina, disse que o objetivo da associação é desenvolver a cadeia produtiva do pescado de forma sustentável nos 52 municípios de Rondônia, para que o Estado tenha produção suficiente para atender o mercado interno brasileiro.
*QUALIDADE*
Outro assunto em discussão é a criação de peixes com alto padrão de qualidade, para agradar o paladar dos consumidores e tornar o peixe de Rondônia uma referência nacional.
*FORMAÇÃO DE CUSTO*
Outro assunto bastante abordado é a formação do custo de produção. A ACRIPAR incentiva a profissionalização da atividade aquícola com um bom gerenciamento de custos, para que o produtor de peixe possa ter bons resultados nos seus empreendimentos.
*REPRESENTATIVIDADE*
A ACRIPAR já possui representante na Câmara Setorial da Piscicultura de Rondônia e também tem representativa na Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional de Agricultura.